Ao escolher uma cafeteira elétrica, você sabe quais fatores deve considerar para uma compra assertiva?
O café é, de fato, uma das bebidas oficiais do brasileiro, sendo o grão deste país um dos mais valorizados e comercializados ao redor do mundo.
No entanto, com a rotina atarefada, muitas pessoas priorizam as cafeteiras elétricas para fornecerem a bebida de forma mais rápida e prática. Enquanto coar pode tomar um pouco mais de tempo – minutos que podem ser cruciais no começo do dia.
Acontece que nem toda cafeteira é igual. Por isso mesmo é importante conhecer as principais opções e o que elas, de fato, oferecem. Confira as dicas que preparamos!
Qual é a função da cafeteira elétrica?
A função de uma cafeteira elétrica, obviamente, é preparar café.
No entanto, nem todos sabem como esse equipamento trabalha para proporcionar em poucos instantes, uma boa xícara de café.
É importante saber que a cafeteira elétrica se difere das cafeteiras a cápsula, bem como das famosas cafeteiras italianas, por exemplo.
Uma cafeteira elétrica moderna é bastante simples. Desde que começou a ser fabricada, os fabricantes obtiveram algumas décadas para que pudessem aperfeiçoar, resultando em modelos eficientes, sem grandes ruídos e, na verdade, bastante simples!
Se você tirar a parte superior da cafeteira, encontrará três coisas:
– Há um reservatório onde se deve despejar a quantidade adequada de água, de acordo com a quantidade de café que você pretende preparar.
– No meio da estrutura da cafeteira elétrica, um tubo que sobe por baixo da base do reservatório, transportando a água do reservatório até um local chamado “área de gotejamento”, que é por onde o café sairá à xícara.
– Para finalizar o ciclo, existe a área de gotejamento. Aqui, chega a água já quente por meio do tubo, que a bombeia sobre o pó de café. Em algumas cafeteiras, a água sai da mangueira para um disco de plástico perfurado chamado área de gotejamento e cai pelos orifícios na borra de café.
Por que comprar uma cafeteira elétrica?
Os benefícios de ter uma cafeteira elétrica são especialmente válidos para quem aprecia café diariamente, mas não tem tanto tempo para se dedicar ao preparo.
Também pode ser uma boa opção para usar no trabalho, evitando gastar muito tempo fazendo e limpando. Na prática, a otimização de tempo é, certamente, um dos principais benefícios.
No entanto, podemos citar também:
As cafeteiras são convenientes e fáceis de usar
Com uma variedade de cafeteiras no mercado, a competição por ser a melhor disparou. E a competição de marca é sempre boa para os consumidores. Os preços mudam e os recursos também.
Agora, para tornar a cafeteira cada vez mais fácil de usar, as marcas as tornaram super simples. Na maioria das cafeteiras, você só precisa colocar a água no reservatório, adicionar um pouco de pó de café e apertar um botão.
O tempo necessário envolvido em todo o processo pode variar de 3 a 10 minutos, resultando em um café perfeitamente preparado pingando na xícara/jarra.
Cafeteira faz café melhor
Isso vale para a maioria de nós. Como não é tão simples atingir a temperatura de infusão perfeita, nem podemos controlar a taxa de percolação de água no pó de café, a cafeteira pode.
Além desses dois fatores, um regulador de vapor ou espuma de leite produz uma microespuma que deixa o sabor do café muito melhor (se houver essa funcionalidade na cafeteira).
É devido ao fato de que a tensão superficial da bebida de café muda que permite que nossas papilas gustativas entrem mais em contato com a bebida. Além disso, o creme faz o café parecer muito mais denso e gostoso!
Algumas cafeteiras possibilitam o preparo de diferentes bebidas
Como as cafeteiras passaram por muitas adaptações desde que foram criadas, hoje em dia é possível fazer diferentes tipos de bebidas de café.
Você pode usar o reservatório de leite para preparar outros tipos de bebida. Desse modo, com o leite disponível na própria máquina, ela pode regular a quantidade e fazer algo diferente do seu Espresso normal, como um capuccino ou macchiato, por exemplo.
Qual a diferença entre cafeteira elétrica e expresso?
A principal diferença consiste, sobretudo, no mecanismo de funcionamento de cada uma.
As melhores cafeteiras elétricas utilizam, antes de tudo, pó de café convencional para realizar o preparo. Já as cafeteiras expresso podem preparar a bebida a partir do pó, do grão (fazendo a moagem enquanto prepara a bebida) ou até de cápsulas e sachês, não sendo necessária a utilização do filtro.
Afinal, qual a melhor cafeteira elétrica?
Com base nas experiências de usuários, fizemos um levantamento com as principais cafeteiras elétricas disponíveis no mercado hoje em dia. Confira!
Cafeteira Elétrica Expresso Prima Latte II
Essa cafeteira prepara cafés expressos e mais uma série de combinações possíveis graças ao reservatório de leite que possibilita, por exemplo, a criação de bebidas personalizadas e cremas ainda mais densas e aeradas, mesmo para seu café.
O bico espumador prepara espumas que possibilitam muitas combinações. Além de aceitar pó de café, ela é compatível com sachês e cápsulas (da Nespresso).
Mas vale ressaltar que ela prepara apenas cafés, e não outras bebidas.
Cafeteira Mondial Dolce Arome
Uma opção básica, mas que entrega o que promete com eficiência.
Ideal para quem prefere preparar café em menor quantidade (sua capacidade de preparo é de até 24 xícaras por ciclo). Ela conta com medidor de água para que você saiba a quantidade exata que está preparando.
O café se mantém aquecido por 1h30, sendo necessário reaquecer depois desse período ou, então, preparar um novo ciclo de café.
A cafeteira Dolce Arome da Mondial tem porta-filtro removível. Sua jarra é de vidro com revestimento em inox, ajudando na preservação térmica da bebida.
Oster Flavor
Outra cafeteira da Oster, esta é uma versão mais limitada, mas prepara bebidas que não perdem em nada em termos de qualidade e paladar.
Com jarra de vidro, ela é semelhante a cafeteiras elétricas convencionais, porém conta com a função programável.
Ou seja, você pode programar o horário em que deseja que o seu café esteja pronto, e ele estará. Basta deixar os itens necessários a postos (o pó e a água).
A Oster Flavor mantém o café aquecido por duas horas. Após este período você pode reaquecer na própria cafeteira ou preparar um novo ciclo de café.
Pingback: Cafeteira italiana: Veja como preparar o café - Dia de Cafe
Pingback: Coador de Café: Conheça os 5 melhores - Dia de Cafe
Pingback: Prensa Francesa: O que é e como usar? - Dia de Cafe