Você sabe o que é cold brew? O termo se popularizou nos últimos anos com a explosão de cafeterias com padrão norte-americano aqui no Brasil. Esse termo nada mais é do que o café gelado.
Não se trata do nosso café preto em temperatura fria, mas envolve um preparo diferente. É uma ótima opção para você se refrescar nos dias mais quentes após uma refeição, como café da manhã ou no decorrer do dia.
Além disso, por ser mais suave do que o café preto convencional, a bebida pode ser consumida em horários mais tardios sem prejudicar seu sono.
Cold Brew e Iced Coffee são a mesma coisa?
Não! De fato, há uma diferença entre cold brew e iced coffee.
Existem diferenças na forma como são feitos, o que também resulta em diferenças de sabor e acidez.
Cold Brew é um tipo de café gelado, feito quando mergulhadas em água fria por um longo período de tempo o café (geralmente durante toda a noite ou às vezes até por um dia inteiro) e depois coadas.
Esse processo de fermentação resulta em um café suave e menos ácido, que é servido frio, com gelo. Pode ser feito concentrado e depois combinado com água.
Já o Iced Coffee é quando o café é tradicionalmente preparado com água quente e servido com gelo e eventualmente outras misturas. O café gelado não elimina a acidez que vem do café quente, como o cold brew faz.
Como fazer cold brew em casa?
Preparar um cold brew é um processo super simples que não requer nenhum equipamento sofisticado.
Você pode se aventurar e comprar equipamentos (como um moedor de café em grão) para facilitar ainda mais o processo e se você é o tipo de pessoa que gosta de ser técnico, ter total controle e precisão, ou se simplesmente deseja ter os utensílios para reproduzir a receita com frequência.
Confira as etapas do processo:
Moa os grãos de café grosseiramente
Usar grãos de café moídos na hora para qualquer tipo de café melhora o seu desempenho e deixa a bebida muito mais aromática. Ele oferece o melhor sabor, independentemente de como você o está preparando e melhora a experiência como um todo, afinal, beber café não envolve apenas a saciedade, mas sim o ritual envolvido.
Desaconselhamos comprar café moído, pois sua moagem é muito fina e ideal para máquinas de café, não para maceração a frio.
Se você não tem um moedor de café em casa, tem duas opções:
- Compre grãos de café em uma cafeteria ou torrefadora local e peça para moer os grãos para você – na configuração mais grossa. Basta dizer a eles que você está fazendo café frio e eles devem saber o que fazer!
- Algumas mercearias têm a opção de comprar grãos de café a granel, junto com um moedor. Compre-os e triture diretamente na loja – na configuração mais grossa (geralmente chamada de French Press).
Misture com água fria
Depois de moídos os grãos, é hora de misturá-los com água. Existem várias maneiras de fazer isso, dependendo do que você tem disponível em casa.
A parte mais importante é encontrar um recipiente grande o suficiente para conter o café e a água na proporção que você escolher.
- Você pode usar um copo medidor de vidro grande, tigela ou jarro.
- Outra opção que você pode ter é usar uma prensa francesa. Então, na hora de coar, basta pressionar o filtro.
Despeje a água sobre os grãos no recipiente que você escolher, garantindo que o pó esteja todo úmido. Você também pode usar uma colher para pressionar suavemente o pó depois de adicionar a água para garantir que esteja bem molhado.
Tempo de ação
Agora é hora de deixar o tempo fazer sua mágica. Cubra o recipiente com uma tampa ou filme plástico. Em seguida, coloque na bancada ou na geladeira e deixe em infusão por 12 a 24 horas.
O tempo que dura será, em última análise, uma questão de preferência pessoal e sua própria programação. Algo em torno de 18 horas costuma ser o ponto ideal; o café teve tempo de fermentar completamente preservando suas características mais marcantes!
Em seguida, basta coar e servir! Adoce se preferir.