O café descafeinado é uma bebida que costuma dividir opiniões. Muitas pessoas têm preferência por ele, pois acreditam que a versão descafeinada da bebida é mais saudável para o organismo.
Afinal de contas, o café tradicional traz consigo algumas características que não possuem uma boa fama. Por exemplo, por ser uma bebida altamente estimulante, pode gerar quadros de ansiedade, insônia ou gastrite.
Mas, como sabemos que existem muitos mitos na internet sobre essa bebida que está presente na vida da maioria das pessoas, selecionamos algumas informações sobre o café descafeinado, a fim de responder se ele realmente é mais saudável. Confira!
O que é o Café Descafeinado?
O café descafeinado é o resultado de um processo que consegue remover até 97% da cafeína dos grãos. Esse processo de eliminação da cafeína não altera o sabor, somente faz com que a bebida deixe de ser estimulante para o organismo.
Para extrair a cafeína dos grãos, 3 técnicas diferentes podem ser utilizadas, são elas:
- Método do gás carbônico – no método do gás carbônico, o gás atrai as células da cafeína, mantendo o grão intacto;
- Solvente – a eliminação da cafeína por solvente é um processo para retirar a cafeína através do acetato de etila;
- Lavagem de grãos – a lavagem de grãos é a forma mais natural de realizar o processo e apresenta os melhores resultados.
Café Descafeinado é mais saudável? – Benefícios
O café é uma bebida que oferece diversos benefícios para o organismo. Ele é capaz de regular o nível de açúcar no sangue e também os níveis de colesterol, além de ajudar a manter alguns órgãos como o cérebro e o coração mais saudáveis.
Contudo, o seu excesso pode desencadear uma reação contrária, fazendo com que os malefícios da cafeína supere os seus benefícios. Por essa razão, o café descafeinado foi criado. Ele mantém os benefícios da bebida, sem apresentar cafeína em sua composição.
Ou seja, dessa forma, grande parte dos benefícios do café e o seu sabor permanecem na sua versão descafeinada, tornando-o uma bebida ideal para quem não vive sem café no dia a dia.
O Café Descafeinado é moda ou veio para ficar?
A geração atual é formada por jovens que se preocupam bastante com a sua saúde e estética, optando por produtos que oferecem os melhores benefícios para o seu organismo.
Você pode achar que o café descafeinado é uma bebida da moda e que logo mais seu hype irá passar. Mas, acontece que, apesar da sua fama repentina nesta década, ele já está no mercado nos últimos 30 anos.
Isso significa que o café descafeinado veio para ficar! A perspectiva é de que essa bebida conquiste ainda muitos adeptos, devido aos seus benefícios para a saúde, em comparação com o café tradicional.
Como combinar o Café Descafeinado?
Além da bebida pura, o café descafeinado também pode ser combinado com outras bebidas, para criar deliciosos sabores. Para começar, você pode fazer um café descafeinado gelado adicionando leite e outros complementos do seu interesse.
Outra opção é transformar o seu café descafeinado em uma panna, bebida que acompanha um creme batido. A sua imaginação é o limite!
Essa é uma bebida muito versátil que surgiu como um símbolo dos tempos modernos, já que mantém o seu sabor e elimina o que em excesso pode gerar malefícios para a saúde dos consumidores.
Consumir muito Café Descafeinado faz mal?
Como citado anteriormente, o café descafeinado não possui cafeína, componente altamente estimulante que pode gerar insônia, ansiedade ou gastrite.
Por essa razão, consumir a bebida constantemente não oferece os mesmos riscos em comparação ao consumo do café tradicional. Contudo, tudo em excesso, mesmo que seja algo bom, pode acabar fazendo algum mal com o tempo.
Então, o indicado é não exagerar tanto no café, seja ele descafeinado ou não. Nesse sentido, o indicado é consumir a bebida somente durante as refeições diárias, como no café da manhã, após o almoço e no café da tarde.