O coffee break nada mais é que um momento de pausa durante a realização de eventos em geral, como por exemplo, cursos, palestras, grandes reuniões e qualquer tipo de evento empresarial de longa duração.
Com a correria na organização do evento é comum que o planejamento do coffee break seja negligenciado.
Afinal, existem outros pontos que não podem acontecer de maneira errada, por exemplo a venda de ingressos e controle da entrada.
Dessa maneira, alguns locais podem preparar esse momento de todo jeito, influenciado diretamente na reputação e experiência do cliente.
Ou seja, você precisa tratar tudo isso da maneira correta, se quiser proporcionar um evento de sucesso.
Portanto, para você saber como fazer o seu coffee break da maneira correta, nós separamos a seguir diversas informações de extremo valor.
Porque servir coffee break?
Esse momento de intervalo com degustação de alguns produtos serve para que os participantes possam se alimentar, conversar e também recuperar a energia para o próximo período de palestras.
Mas, o coffee break também tem a função de permitir uma melhor interação entre os participantes do evento.
Assim, a proximidade é maior e é possível conectar de maneira mais informal com clientes e sócios.
Quando os participantes têm esse tempo de descanso suas mentes conseguem reconectar com o que é dito com mais facilidade.
Além disso, se o seu evento é com clientes, esse mimo no momento do intervalo aumenta as chances de conquistá-los.
Por fim, empresas e locais que prezam pelo bom atendimento, e a boa experiência do cliente, na maioria das vezes, investem pesado nesse tipo de coisa.
O que posso servir em um coffee break?
O cardápio de cum coffee break precisa sustentar os participantes até o fim da próxima fase do evento.
Ou seja, você não pode simplesmente “entregar” tudo de uma vez, sendo algo que vai surgindo no decorrer do evento, com novas opções de comidas e dentre outros.
Além disso, não pode ser servido apenas sucos ou frutas. Por outro lado, comidas pesadas não são recomendadas, afinal, podem causar desconforto e perda do foco.
Por isso, o que mais indicamos, é que você sempre procure servir grande variedade de produtos, onde dessa maneira, cada participante escolhe o que acha melhor comer nesse momento.
Todo coffee break precisa conter pelo menos duas opções de sucos, café e um chá quente ou frio.
No entanto, você ainda pode completar com outras bebidas, como chocolate quente, iogurte e dentre outros, ficando a seu critério.
Para as comidas a variedade é bem maior, escolha duas opções de pães, dois tipos de biscoitos e também um ou dois sabores de bolo.
Você precisa saber também que um cantinho de frios é uma excelente opção, então sirva presunto, muçarela, queijo branco ou qualquer outra opção de acompanhamento para os pães.
Por fim, oferecer algumas opções de frutas e até mesmo salada de frutas é uma ótima ideia.
Se o coffee break for no período da tarde você pode acrescentar salgados pequenos e mini sanduíches. A escolha dos produtos é livre e varia de acordo com a sua verba para o lanche.
O que é coffee break simples?
Se você deseja fazer um coffee break simples, saiba que a principal diferença se resume a quantidade de alimentos servidos.
Ou seja, nesse caso, você vai oferecer uma quantidade menor de alimentos, ficando bem mais reduzido do que a opção convencional.
Para você que não sabe, esse tipo de coffee break é aquele geralmente servido em lojas menores, ou até mesmo em clínicas, para que os pacientes e clientes possam fazer um lanche rápido no local.
Uma ideia é oferecer café, um tipo de suco, dois tipos de pães, um tipo de bolo, pão de queijo e uma ou duas variedades de frutas. Isso é suficiente para satisfazer os participantes.
Por fim, lembre-se também de evitar o desperdício, colocando uma quantidade livre, mas “controlada”, para que não sobre muita comida.
Qual a diferença entre brunch e coffee break?
Você sabe a diferença entre brunch e coffee break?
Primeiramente, saiba que o branch é uma refeição realizada entre o café da manhã e o almoço, é informal e permite o consumo de qualquer tipo de produto.
Já o coffee break é um intervalo de eventos grandes, é formal, realizado apenas em momentos programados e com finalidade profissional.
Aqui, geralmente, o cardápio é pré definido e destinado a um grupo específico de pessoas, como clientes, pacientes e dentre outros.
Como é feito um coffee break?
Você deve preparar o seu coffee break, com base na quantidade de pessoas que vão participar. Depois um cálculo de quantidade de produtos e definição do horário de realização são importantes para a organização do momento.
O tempo de duração deve ser de 15 a 30 minutos e nesse período é necessário oferecer locais de descanso e praticidade para realizar a refeição.
Além disso, tudo isso deve ser feito com base no orçamento disponível para o coffee break.
Por fim, para garantir um coffee break de qualidade é preciso planejar com antecedência, realizar pesquisa de mercado para definir onde os produtos serão comprados e realizar as encomendas.
Quando um evento deve ter coffee break?
Algumas pesquisas apontam que somos capazes de nos concentrar de maneira integral em um assunto por apenas 90 minutos.
Até porque, depois desse tempo, nosso foco vai caindo da mesma maneira que nosso interesse pelo tema.
Então, se a sua reunião, palestra, curso ou qualquer outro tipo de evento tiver duração de pelo menos duas horas, faça um coffee break.
Para eventos com duração de 4 horas ou mais podem ser reservados dois períodos de intervalo.
Os participantes já esperam por esses momentos de descontração, então ofereça uma experiência especial, dessa maneira seu coffee break será um grande diferencial no evento.
O que acha de investir em um coffee break para os seus clientes? Saiba que isso pode mudar completamente a experiência dele em cima do seu negócio.
Pingback: Brunch: O que é e como Funciona? - Dia de Cafe