Você já parou para pensar a respeito de quem é hoje o maior produtor de café do mundo?
Essa bebida comum e que com certeza não pode faltar na mesa dos brasileiros na atualidade, tem uma longa história, e hoje, países se destacam seja na sua produção interna ou até mesmo na exportação para outros países.
Por fim, veja a seguir quem se destaca na produção nos dias atuais, e o que levou a ter todos esses resultados nos dias atuais.
Origem do café
Para você que não sabia, o café é hoje uma das plantas mais antigas do mundo, surgindo pela primeira vez na região da Etiópia, próxima ao Oriente Médio.
Ainda não se sabe exatamente como que o surgimento ocorreu e quando ele ocorreu, mas a região foi a primeira a apresentar a planta.
No entanto, não foi a Etiópia que fez com que a planta fosse conhecida e usada na produção da bebida, sendo a Arabia Saudita a grande responsável pela bebida como conhecemos hoje.
Inclusive, por muito tempo a receita para produção da bebida foi guardada em segredo, pois foi visto que ela tinha grande potencial de desenvolvimento econômico.
A planta de café só veio a chegar ao Brasil de forma definitiva no século XVIII, sendo plantadas as primeiras mudas pelos povos idos, na região que hoje é o Pará.
Por fim, as primeiras mudas foram trazidas diretamente da Guiana Francesa, através de um militar luso-brasileiro, chamado Francisco de Melo Palheta.
Qual o maior produtor de café do mundo?
Hoje o nosso Brasil ainda é o maior produtor de café do mundo, sendo um destaque mundial principalmente na exportação e na produção.
Segundo dados publicados pelo Sumário Executivo do Café, em abril de 2022, a produção de café para o ano passado foi estimada em 55,7 milhões de sacas com média de 60 kg, sendo 40,3 milhões destinados principalmente à exportação.
Para você ter uma ideia, cerca de 3,2% do total do território Brasileiro é composto por produções cafeeiras, sendo um dos países que mais abastece o mundo em café.
Atualmente, os principais países que compram sacas de café ao Brasil, são:
- Estados Unidos;
- Alemanha;
- Itália;
- Japão;
- e Bélgica.
Inclusive, no ano de 2021, o Brasil se tornou o país a enviar a 3º maior exportação de café da história para outros países.
Portanto, além do consumo interno que é bastante alto, sendo uma das bebidas preferidas dos brasileiros, o Brasil é uma referência mundial na produção de café.
Qual empresa comercializa mais café no país?
Por ser um país referência em produção de café, hoje existem diversas empresas no mercado que se destacam na comercialização interna e até externa de café.
No entanto, existem alguns grupos de empresas que hoje se destacam na venda, sendo grandes indústrias e de muita referência no país.
Sendo assim, as empresas de maior porte e maior comercialização de café no Brasil hoje são:
- Grupo Três Corações – Ceará
- Jacobs Douwe Egberts – São Paulo
- Melitta do Brasil – São Paulo
- Indústria Maratá – Sergipe
- Indústria São Braz – Paraíba
Juntos, eles têm um oligopólio de vendas muito forte e de alta saída no mercado brasileiro.
Por fim, você tinha noção de que o Brasil ainda era o maior produtor de café do mundo? Você também é fã do famoso cafezinho da tarde?