O Café Arábica, apesar de ser bastante consumido em todo o mundo, ainda é desconhecido por algumas pessoas. Isso porque, muita gente tem a impressão de que existe apenas um tipo de fruto de café.
Esse pensamento é bastante comum porque as marcas costumam citar o modo de plantio, torragem e distribuição para comprovar a qualidade do seu pó de café, dando a impressão de que o que diferencia um produto do outro é apenas o seu processo de seleção e torração.
Contudo, os diferentes tipos de frutas de café também interferem na qualidade e no gosto do produto. Então, se você ainda não conhece o Café Arábica, não perca mais tempo e confira de uma vez o que ele é e as suas principais características.
O que é o Café Arábica?
Nem toda fruta de café é igual! No Brasil, as espécies mais usadas para a produção do pó de café são as espécies robusta – também conhecidas como conilon, e a arábica.
Ou seja, o Café Arábica nada mais é do que uma espécie de pé de café que foi catalogado por volta de 1750, e é originário da Etiópia. Esse produto é considerado de luxo, pois faz parte da mais nobre família dos cafés.
Seu sabor e aroma são bastante marcantes, apresentando uma complexidade no paladar dos fãs da bebida. Devido ao seu alto padrão, seu valor costuma ser um pouco mais elevado em comparação a outros cafés do mercado.
Características do Café Arábica
A seguir, confira quais são as principais características do Café Arábica:
- Sabor suave e ligeiramente ácido;
- Grãos naturalmente adocicado devido a maior concentração de açúcares em comparação a do café robusta;
- Cultivado entre 600 e 2 mil metros de altitude;
- Possui uma maior a concentração de minerais nos grãos;
- Cultivado em um clima mais ameno;
- Possui um aroma mais suave e frutado;
- A concentração de cafeína em seus grãos é bem menor do que a de outras espécies.
Além de todas as características acima, o Café Arábica também é considerado um produto de alto padrão.
Qual a diferença entre o Café Arábica e o Café Robusta?
As plantas de Café Arábica e Café Robusta crescem em regiões da África, América e Ásia. Apesar de resultarem na mesma bebida, as duas espécies possuem características bem diferentes.
Por exemplo, os grãos do Café Arábica possuem um formato oval, já os grãos do Café Robusta tem um formato mais arredondado. Os grãos arábicas também possuem uma quantidade menor de cafeína em comparação aos grãos do Robusta.
Outro ponto que diferencia os dois produtos é o fato do Café Arábica ter um teor natural de açúcar que equivale ao dobro do teor de açúcar presente nos grãos Robusta.
Com relação ao plantio, a planta do Café Arábica é mais suscetível a pragas e exige um maior cuidado. Já a planta do Café Robusta possui uma maior resistência a parasitas, cresce mais rápido e possui características mais rústicas.
O que são os Blends de café?
Os blends de café são misturas entre diferentes espécies e variedades de grãos, para combinar os diferentes aspectos presentes no Café Robusta e no Café Arábica. Os blends são muito comuns e servem para baratear os custos de produção.
Além de deixar o custo mais acessível, alguns blends também são realizados para combinar propriedades, deixando a bebida ainda mais saborosa e aromática. Ou seja, nem sempre um blend serve para reduzir o preço do produto.
O Café Arábica é muito usado em blends, pois possui características muito agradáveis ao paladar, e devido seu custo ser mais elevado, por causa dos cuidados que precisa ter no cultivo.