Você já ouviu falar em Brunch? Sabe para que ele funciona? Neste texto vamos te contar tudo sobre essa refeição que vem se popularizando no Brasil.
A palavra Brunch surgiu da junção de duas palavras do inglês breakfast, que significa café da manhã e lunch, que significa almoço.
Dessa forma, a partir dessa junção, o brunch foi formado, sendo diretamente uma combinação realizada entre refeições, sendo elas o café da manhã e o almoço.
Essa é uma invenção dos ingleses que surgiu no século 19 e se tornou muito famosa nos Estados Unidos a partir dos anos 1930. Na prática, ele é uma refeição que une pratos do café com pratos do almoço e assim atende a todos os gostos.
No Brasil, caso você não conheça, ele tem uso em eventos pessoais ou até profissionais.
Hoje, muitas empresas que prezam pelo relacionamento e boa impressão do cliente têm adotado essa estratégia em inaugurações e em diversos eventos da organização.
No entanto, saiba que mesmo diante de tamanha popularidade, esse termo ainda traz muitas dúvidas para muitas pessoas.
Portanto, para você ficar por dentro, venha conhecer mais sobre o assunto e surpreenda seus convidados no próximo evento especial.
O que vem no brunch?
As opções de pratos servidos em um brunch são bem grandes, existindo inclusive, uma maneira única de servir os pratos.
Você pode ouvir bastante ou até presenciar o brunch como um self service, mas em tese, essa não é a forma correta de servir.
No entanto, não há nenhum problema em montar uma mesa com todas as opções de alimentos e permitir que cada convidado monte seu prato, mas a depender do movimento, pode ser necessário uma imensa organização, principalmente para que tudo aquilo não vire uma bagunça.
Em um brunch, são servidas opções de entradas com frios, queijos, patês, iogurte, bolos, pães, frutas e cereais. Além disso, temos opções intermediárias com torradas, brusquetas, omelete, panquecas e tortas salgadas.
A próxima etapa são os pratos principais compostos por saladas de folhas, saladas quentes, tortilhas, quiches e qualquer outro tipo de prato individual nesse mesmo estilo.
Você ainda pode completar com sobremesas, como pudim, sorvete e dentre outros.
Com relação às bebidas, os sucos naturais de pelo menos dois sabores, café, chás, leite e ainda alguns drinks fracos são os mais recomendados.
Por fim, pelo foco principal ser uma refeição, você não deve servir bebidas alcoólicas fortes, como whisky, por exemplo.
Que horas começa o brunch?
O brunch não tem hora certa para ser servido, mas tradicionalmente ele acontece após as 10 horas da manhã e sua duração se estende até o horário do almoço.
Por essa sua característica, o brunch acontece aos fins de semana ou em feriados, quando acordados mais tarde que o habitual. A ideia é permitir que cada uma escolha o que deseja comer nesse intervalo entre o café e o almoço.
Essa é uma oportunidade de reunir as pessoas que você gosta em um momento mais calmo do dia e com um clima mais agradável.
Além disso, vale lembrar que o brunch em regra não precisa ser um evento especial, basta querer uma refeição diferente na sua rotina.
Qual a diferença entre café da manhã e brunch?
O brunch é uma refeição confusa, por isso é comum não entender a diferença para o café da manhã. Mas a verdade é que essas duas são sim refeições com características próprias.
O café da manhã ou desjejum, você geralmente pode começar a servir ele cedo da manhã, nos horários entre 07 a 09 horas.
Nesse momento são servidos alimentos mais leves e saudáveis, como, por exemplo, frutas, alguns pães, café e bebidas com leite.
Já o brunch é uma refeição entre o almoço e o café e assim seu horário habitual é as 10 da manhã, quando já é tarde para o café e ainda é cedo para o almoço.
Assim, você deve servir pratos das duas refeições.
Cada participante escolhe o que deseja comer nesse horário, inclusive pode unir pratos das duas refeições até consumir bebidas alcoólicas leves.
Qual a diferença entre brunch e coffee break?
Você pode até confundir, devido serem termos em inglês, porém, saiba que eles são totalmente diferentes. Como falamos, o brunch é uma refeição intermediária que une o café e o almoço.
Já o coffee break é um intervalo presente em todos os tipos de eventos de longa duração. Nele são servidos alguns pratos para que os participantes possam se alimentar e ainda recuperar a energia para a segunda etapa da palestra ou reunião.
Enquanto o brunch é um evento informal com pessoas que você se sente à vontade, o coffee break tem perfil mais formal.
Mas, claro, você pode adotar para uma forma mais formal, estilo comemoração, como para eventos de empresa.
O que não pode faltar em um brunch?
Não existem regras para o cardápio de um brunch, por isso não há nenhum item obrigatório. Assim, você pode usar sua criatividade para montar o cardápio como desejar e com tudo que quiser.
Preparar um brunch não precisa ser algo complicado e com certeza seus convidados vão amar essa novidade. Seguindo as dicas apresentadas não tem como errar na produção desse momento especial.
Por fim, conforme já citamos, existem algumas coisas que não são apenas recomendadas, devido ao momento, como é o caso das bebidas alcoólicas.
Considerações finais
Agora que você conhece tudo sobre brunch, que tal chamar seus amigos, família ou até seus clientes para uma refeição moderna e diferente? Aproveite para criar sua própria tradição de brunch.